"Quem lhe disse que eu era riso sempre e nunca pranto?
Como se fosse a primavera. Não sou tanto..."
(Chico Buarque)
A dor incomoda. A quietude perturba. O recolhimento intriga e incomoda os demais: "Ele deve estar doente, deve estar mal, vai ver é depressão, quem sabe um drinquezinho, uma nova amante, um novo namorado..."
Para não se inquietarem, para não terem de "parar para pensar", ou apenas porque nos amam e nosso sofrimento os perturba, a toda hora nos dão um empurrãozinho: "Reaja, vamos, saia de casa, pára de chorar, bote um vestido bonito, vamos ao cinema, vamos jantar fora".Também para isso haverá uma hora certa. O luto é necessário - ou a dor ficará soterrada debaixo de futilidade, sua raiz enterrando-se ainda mais fundo, seu fogo queimando nossas últimas reservas de vitalidade, e fechando todas as saídas. Não vou me alegrar jantando fora quando perdi meu amor, perdi minha saúde, perdi meu amigo, perdi meu emprego, perdi minha ilusão... perdi algo que dói, seja o que for. Então, por um momento, uma semana, um mês ou mais, me deixem sofrer. Permitam-me o luto no período sensato. Me ajudem não interferindo demais. O telefonema, a flor, a visita, o abraço, sim, mas por favor, não me peçam alegria sempre e sem trégua.
Para não se inquietarem, para não terem de "parar para pensar", ou apenas porque nos amam e nosso sofrimento os perturba, a toda hora nos dão um empurrãozinho: "Reaja, vamos, saia de casa, pára de chorar, bote um vestido bonito, vamos ao cinema, vamos jantar fora".Também para isso haverá uma hora certa. O luto é necessário - ou a dor ficará soterrada debaixo de futilidade, sua raiz enterrando-se ainda mais fundo, seu fogo queimando nossas últimas reservas de vitalidade, e fechando todas as saídas. Não vou me alegrar jantando fora quando perdi meu amor, perdi minha saúde, perdi meu amigo, perdi meu emprego, perdi minha ilusão... perdi algo que dói, seja o que for. Então, por um momento, uma semana, um mês ou mais, me deixem sofrer. Permitam-me o luto no período sensato. Me ajudem não interferindo demais. O telefonema, a flor, a visita, o abraço, sim, mas por favor, não me peçam alegria sempre e sem trégua.
(Lya Luft)
**desculpem a ausência nos blogs.
Voltando às atividades normais. :)
Enquanto dura,
ResponderExcluirrezo ao Tempo
que torne bem curtinho
esse momento
(Chico,
sempre ela esperou o que quisesses dar)
oi Sam,
ResponderExcluiralegria também precisa de trégua,
o sorriso merece descanso,
e a flor precisa de tempo para
brotar novamente...
saudades
beijinhos
Sam.Zinha,
ResponderExcluirAcredito assim: Todos temos fases de lagarto e nesse momento ele precisa do casulo para poder ter sua metamorfose, para daí romper de lá lindo, leve e solto.
Necessitamos de um momento de resumo, de recolhimento, de chorar para lavar a alma, de sofrer a dor que somente nós sabemos que no sofrer há uma certa "delícia". Masoquismo? Não! Apenas, um reticência na alegria, e no sorriso cansado.
Beijokas querida Sam, e que Deus te abençoe de forma absurdamente linda! Bom domingo.
Samzita de mio coracione, eita essa crise que tu teve é muito ruim amiga, espero que esteja supimpa de melhor!!!!
ResponderExcluirAcho que quando caímos é muito importante permanecer um pouco no chão, analisar tudo o que acontecer, até exaurir o assunto dentro e fora de nós! Quando dói, tem que deixar doer messsmo, para só depois nos levantarmos mais fortes e mais felizes, porque sabemos quanto custou chegar até o topo do buraco!
Adorei o post querida! ARRASOU!!!!
bjokitas com master carinho, se cuidaaaaaaaa heim?!!!!
;)
Querida Sam,
ResponderExcluirEsperam muito de nós, simples mortais. Não é fácil superar uma dor, seja ela qual for. Ouvimos ou falamos muito que a pessoa é forte, que ela precisa reagir. Certo é que quem sofre precisa de um tempo; um tempo de recolhimento.
Nada que se faça para tirá-la do estado de sofrimento resultará frutífero, senão no tempo certo.
Para de doer quando a dor se esgotar.
Beijo e um lindo domingo.
Que belo post.Não dá pra ser feliz,sempre.Sentir-se triste,tbm é saudadevel.
ResponderExcluirBeijos!
"Então, por um momento, uma semana, um mês ou mais, me deixem sofrer. " Necessitamos um pouquinho disso.. esse é o meu real momento!!! Tomara que passe logo!!!
ResponderExcluirBeijos
Aiiiin esse texto é bem verdadeiro. Tem gente que não entende nossa dor,só espera que estejamos sempre com um sorriso no rosto.O pior é que todo mundo passa por uma dor,mas é tão mais difícil entender os outros né?:Infelizmente.
ResponderExcluirTexto lindo queriiida,parabéns pelo blog. beijoos ;**
não me peçam alegria sempre e sem trégua.
ResponderExcluirfinal de ouro
Olá
ResponderExcluirUm texto real!
Todos passamos por momentos de dor que devem ser respeitados, mas não nos devemos deixar levar por eles, pois a vida é BELA!
Bjs.
As duas citações se encaixaram perfeitamente!
ResponderExcluirHora pranto, hora riso. Tudo em seu tempo, não me cobre nada, nem venha pesando.
Tenha um domingo repleto de alegrias e de luz querida! :D
http://amar-go.blogspot.com/
Apesar de não ser muito fã de Lya Luft, adorei o texto.
ResponderExcluirAbração.
Sam,
ResponderExcluirChico é sempre terno... Mas a Lya, aiii, ela fala sobre as perdas com uma maturidade maravilhosa,
Através das palavras, ela nos permite (porque muita gente não nos deixa) a ter nosso tempo pra nos recuperar das perdas,
E não há tempo exato, não é? Cada um saberá do seu,
A quem segue próximo? A sabedoria e a paciência da compreensão, de estar ali num silêncio cúmplice, de ouvir tantas vezes forem necessárias e de dar o colo tantas vezes mais, também seja preciso,
Sam,
Saudades daqui, espio sempre.
Que Deus estenda sobre Ti sua luz, e te abençoe com domingo de muita paz,
Um grande beijo!
Sam, adorei o texto!
ResponderExcluirAcho que os sentimentos, sejam eles quais forem, de alegria ou dor, devem ser vividos com toda a intensidade. Os momentos de luto, são sim necessários, afinal, a alma tem direito a descansar e colocar as coisas no devido lugar.
Saudades demais de você e de vir aqui!
Uma ótima semana, flor!
Beijão
Samziita, está desculpada hehe.
ResponderExcluirAdoro algumas músicas de Chico Buarque, não conheço muito Lya Luft, apenas alguns trechos, mas este em particular bateu com o que sinto hoje. Bom domingo, beijosmil ;*
A tristeza, como dizia Clarice, faz a vida humana.
ResponderExcluirSomos mistura de tantas emoções, a tristeza sempre nos visita, mas que não deixemos ela criar abrigo. Que ela venha e vá embora.
beeijo, Sam!
Bom domingo!
:)
Vixxxxi!
ResponderExcluirDOR DÓI... E PRECISAMOS CHORAR CADA DOR, ASSIM COMO PRECISAMOS SORRIR CADA ALEGRIA.
ABRAÇÃO E BOM FIM DE FINDS;-)
A gente tem que viver a dor, beber cada gole da taça. Só assim se fecha o ciclo.
ResponderExcluirUm beijo.
Sam,
ResponderExcluirDesejo que estejas melhor... Se cuide!
Apareça quando puder... E quando tiver o link, me manda? Eu não tinha mais te achado no orkut, mas imaginei, na verdade que VC tinha usado alguma letra diferente ou uma carinha, daí não te encontrar... Já estou no aguardo então.
Menina: choveu manso aqui dia todo, uma maravilha. Uma paz. Uma calmaria.
Sam: na torcida pra que estejas 100% o mais breve possível,
Que a semana seja abençoada,
Um beijo no seu coração!
**Te gosto Menina =)
Chico e Lya_ um canta outro conta as mínimas verdades que teimamos em esconder p/ baixo do tapete.Que ilusão!
ResponderExcluirQuando houver dor é preciso sentí-la, mas com alguns bálsamos para não sucumbirmos a elas,como:um telefonema, as flores, um cartão, um e-mail,a visita, o abraço...tudo isso que perspicaz Lya tão bem listou.
Respeito ao tempo;ao nosso tempo;ao tempo do outro.
Bjkas, linda Sam.
Calu
Nao tem como passar pra fase seguinte, sem viver o momento de dor. Porque é imperativo seguir a vida, sempre "ir", avancar, e melhor ainda quando é pelo caminho onde sabemos sempre voltar, com o coracao limpo de dores, e sem sorrisos falsos na cara.
ResponderExcluirAmei o post, Sam!
Lindonona, fico feliz que regularizou seu pc, e que terá a visita da sobrinha. Abrace muito e curta muito ela, assim como sua mana.
Te adoro também, amiga conterrânea ;)
# hoje eu ia atualizar meus comentários na blogosfera, mas saí de novo.
Esse texto me recordou uma fase não distante da minha vida!rs..Eu acredito na travessia do deserto de revirar todas as pedras!Eu sofro tudo!Não deixo nada or sofrer!para renascer comleto sem pontas soltas..Amo muito o seu espaço..bjs e bom dia.
ResponderExcluirAdoro os textos da Lya =)
ResponderExcluirBoa semana Sam =D
Uma verdade que nem todos seguem, nem imaginam como é importante..."O luto é necessário - ou a dor ficará soterrada..."!
ResponderExcluirSubscrevo inteiramente esse texto.
ResponderExcluirMas cada vez há mais pessoas fúteis...
Querida amiga Sam, tem uma boa semana.
Beijo.
PS: não me vou esquecer da tua sugestão do poema com o tema mitológico de Persephone e Hades...
Sanzinhaaaaaaaa, saudade dessa lindeza de menina.
ResponderExcluirSan, isso é covradia: Chico (ÔÔ lá em casa hehehe), e Lya, é de ter que colocar um remédio na boca pra evitar taquicardia.
Sempre lotado de bonitezas aqui.
Mas você é a mais bonita das bonitezas!
Beijooo
Sam lindona!
ResponderExcluirTem um selinho mais que merecido no meu blog para você!
Um beijo enorme!
Sammm,Queridona!
ResponderExcluirAi que saudades desse teu espaço viuu?
1 semana me parece uma eternidadeeee!!
Quero receber ótimas notícias por aí,e que se a dor permanece,que saiba vivê-la da melhor maneira,para apreciar e enxergar quando a alegria vier ;)
Beijos,Querida!
Sam querida, eu não sei o que houve, mas te sinto um tanto tristinha, saiba que estou aqui com pensamento positivo. o sol vem pela manhã...
ResponderExcluirBeeijo meu.
A vida é feita de fases... Temos hora para tudo. Inclusive para nos recolhermos e lambermos nossas feridas... Isso faz parte do crescimento humano. Na dor, encontramos as respostas que muitas vezes, procuramos no amor.
ResponderExcluirLindo post Sam. Chegar aqui é sempre tão bom... Como chegar na casa de um amigo :)
Bjs em seu coração e uma semana abençoada p/ vc querida,
Tânia
Sam, querida!
ResponderExcluirPassando pra te falar que hoje resolvi enlou-crescer! Mudei o nome do meu blog, rs
Mas acabei mudando o endereço também, e não sabia que isso traria alguns probleminhas. Agora é preciso atualizar em sua listinha o novo endereço de lá para poder ver as atualizações=/
Faça isso querida, por favor.
E me fala o que achou das mudanças.
Obrigada!
Sam-zinha, você entendeu bem o que quis dizer com aquele texto de almas, adoro seus comentários!
ResponderExcluirOlha, já que me disse, e se tá te incomodando, também acho que deve deixar avisado o por quê está um pouco ausente, só tem a ganhar com seus fieis leitores ;)
A gente quer ser sempre atenciosa né.
Beijos lindonona!!!
# Espero logo se resolva, aliás, é muito ruim ficar sem computador. E qual o "diagnóstico" que o técnico dá? Se eu puder ajudar daqui... só falar!
Aah, querida!
ResponderExcluirQue bom que me avisou sobre a autoria do texto!
Sempre li aquele texto e pensava que era de Drummond. Não fazia a ideia que era de Artur da Távola.
Obrigada!
beeijo, minha querida!
É Sam, é preciso respeitar a própria dor para poder voltar a sorrir de verdade, por dentro e por fora e não sorrir de forma forçada para se fazer de "forte". Entendo a boa intenção das pessoas que quando me veem em um periodo de luto fazem de tudo para me tirar dele, mas a verdade é que é importante passar por esse sofrimento, vive-lo até o fundo para renascer novamente. Estive viajando mas agora estou de volta, é bom estar aqui, beijos querida.
ResponderExcluirChico e Lya juntos é pra acabar né Sam?
ResponderExcluirLindo demais!
E concordo muito com o escrito da Lya. nas minhas maiores crises eu sempre precisei de pessoas do lado, me dando força, uma abraço, sendo presença. Mas nunca neguei o sofrimento. me deixa sofrer. Me deixa elaborar dentro de mim o que aconteceu. quando eu for capaz de fazer isso vou melhorar, mas fingir que sou forte, que estou bem, é maquiar um sentimento. Que quando não é bem cicatrizado faz danos ainda maiores pra gente.
Minha lindeza, teu PC tá de volta então? Faz dias que não me mandas notícias. Eu tava cheia de coisas por aqui tb, acabei ficando meio longe dos blogs, mas já estou botando isso em dia.
Espero que estejas bem.
Saudade!
Um beijo grande amadinha da Dé!
Uma bela reflexão Sam, em duas versões interessantes.
ResponderExcluirUm abração carinhoso.
Bju de luz.
Feliz dia do amigo queridaa! *-*
ResponderExcluirTu é uma blogueira muito especial. :D
kiss sweet...
http://amar-go.blogspot.com/
Lindonona, dê notícias quando voltar do doctor, por blog ou by e-mail, tá bom?!
ResponderExcluirBeijocas de dia do amigo ;)
Olá, Sam.
ResponderExcluirCheguei e gostei.
Sem dúvida que o luto é necessário. É preciso ir ao fundo, para com os pés tocar o chão e "dar o lanço" para voltar à superfície.
Chato quando esse luto demoooora, mas tem que ser, e quem não gostar: "que não coma, que deixe no canto do prato".
É ou não é?
bj